Sugestão de filme: O Iluminado; Confira um resumo e os links para assistir


Por Tais Patez / 10 de julho de 2017

 

Cena do filme O Iluminado/ Reprodução

Curte um filme de terror? Não? Eu também não curtia… até assistir esse! Essa semana a gente vai te contar um pouco da história desse filmão que desde a década de 80 causa calafrios. O Iluminado está entre os maiores clássicos americanos de todos os tempos, esse não é um simples filme de terror é O FILME DE TERROR. Vários estudiosos se debruçam até hoje a tentar desvendar os mistérios desse filme, mas claro que só são tentativas, ninguém chegou a nenhuma conclusão e creio que nem chegará, e você quer tentar? Leia nosso resumo abaixo e no fim do texto clique nos links para assistir esse filmão. Pega a pipoca!!! O iluminado – Stanley Kubrick/ 1980

(IN)sanidade

O iluminado na verdade é Stanley Kubrick. Por que? É simples, não é qualquer diretor que faz de um filme de terror um dos maiores mitos da história. Digo isso porque, além das diversas teorias que rodeiam os mistérios por trás de O iluminado a cada cena, o longa produz em nós espectadores, um sentimento de “há algo a mais por trás daquilo ali”.

E esse sentimento começa nos primeiros minutos de filme, na cena em que a câmera acompanha o fusca amarelo do protagonista ao som de uma música sinistra que já sugere o que virá. Kubrick fez desta adaptação do romance de Stephen King uma verdadeira obra-prima.

O longa conta a história de Jack Torrence (Jack Nicholson), Wendy Torrence (Shelley Duvall), sua esposa e Danny Lloyd (Danny), seu filho, na qual Jack recebe a oferta de trabalhar como zelador no grande e isolado hotel Overlook durante o inverno. Mesmo sabendo da tenebrosa história – que virá a se repetir – e que permeia Overlook, não reluta e aceita se mudar para lá com a família. Acho que você está se perguntando, mas que história é essa? Nada demais, só o antigo zelador do hotel que enlouqueceu e matou a família inteira a machadadas, mas você não vai ficar com medo disso né? Até porque, acredite, é o de menos.

 Na história O iluminado é Danny, que dotado de um estranho dom previu os aterrorizantes acontecimentos do hotel, e ainda conversa com um amigo “imaginário”, materializado por seu próprio dedo indicador e pela estranha voz que Danny faz ao emitir a fala desse amigo. Ao chegarem no hotel, em seu último dia de funcionamento, a família recebe algumas instruções do cozinheiro Dick Halorann (Scatman Crothers), que em uma misteriosa conversa com Danny descobrimos que também é um iluminado. Os dias vão se passando e o inverno vai chegando, à medida em que a pretensão de Jack em terminar de escrever seu livro em um lugar silencioso e tranquilo se esvai.

A quem assiste parece que, os dias são marcados pelas vezes em que Danny pega seu triciclo e começa a guia-lo por todos os cantos do hotel, nessa cena o diretor nos coloca na mesma altura do menino, fazendo-nos temer o que vem pela frente – ou pelos lados – e também pelo corredor em que acontece uma das cenas antológicas desse filme, o encontro de Danny com as gélidas e pálidas gêmeas, tá, mas que gêmeas? Oras, isso você só vai descobrir quando assistir.

E assim como o tempo, a lucidez ainda em cheque de Jack também vai sumindo e dando lugar a loucura, acentuada dia após dia pelo isolamento em meio a toda aquela neve. É interessante observar que à medida em que Jack vai enlouquecendo, o cenário mesmo colorido e cheio de detalhes vai se tornando frio, mórbido e tenso.

 O quarto 237 é outro mistério do filme, todas as vezes em que Danny passa por ele com seu triciclo são angustiantes, mas o momento em que Jack abre a porta e descobre o que há ali , ah… esse não tem explicação. Bem como outros momentos dignos de bons filmes de terror, como a cena do labirinto, quando a falsa calma de Wendy nos deixa ainda mais agitados. E claro, a famosa cena quase final que está estampada na capa do filme, como não ficar pensando na antológica frase dita por Nicholson em um dos momentos cruciais do longa? “Here’s Jhonny!” com aquela expressão aterrorizante.

A cena final em que Jack aparece no ano 1921 amigavelmente em meio a formandos é de deixar qualquer um não só com a pulga, mas com hotel Overlook inteiro atrás da orelha, será Jack é um fantasma? A reencarnação do antigo zelador? Será que toda essa história não é fruto da loucura de Jack? Ta aí, suponho que todos esses questionamentos dariam belas teses de doutorado e reafirmam o que disse lá em cima, sim, Kubrick é o verdadeiro iluminado de toda essa história. Corre pra assistir esse clássico e entender todas essas loucuras que escrevi, ou não…

Link para assistir online: https://www.youtube.com/watch?v=EstOU_sQx4c

Link para download: http://kickasstorrents.to/usearch/o%20iluminado/